5 dicas para ter um atendimento ao cliente excepcional

Atendimento - Intense Consultoria

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Um dos principais desafios atualmente é garantir um atendimento ao cliente excepcional, visto que é como um requisito dentro das empresas, principalmente por ser uma forma de conexão entre os clientes e os empreendedores e precisar transmitir qualidade, segurança e atenção.

Ter um investimento em experiência do usuário é algo imprescindível para que o sucesso dos negócios aconteça. E hoje, os consumidores estão cada vez mais exigentes de inovação e melhorias na entrega de um ótimo atendimento. Não basta fazer o mínimo possível, é preciso oferecer algo personalizado e focar nas necessidades.

Mas, o que é atendimento ao cliente?

E para entender a importância do bom atendimento ao cliente, é preciso saber o conceito, por isso, saiba que ele é a base de sustentação de qualquer empresa, e é uma das áreas que mais merece atenção do empreendedor, para conquistar assim, a confiança e satisfação dos consumidores.

E se você pensa que o atendimento ao cliente é apenas o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) você está errado. Esse é um conceito que engloba todo o suporte direto ao cliente ao longo da jornada de compra, ou seja, vai desde a prospecção até a finalização no pós-venda.

Dessa forma, atender bem um cliente é nada mais do que prestar atenção a todas as dúvidas e necessidades dos clientes e oferecer soluções efetivas para o problema. Ou seja, por meio do próprio atendimento você terá informações para propor melhorias do processo ou produto ofertado.

E para que você consiga orientar seus clientes de forma consultiva e aplicar as melhores práticas de atendimento em sua empresa, confira abaixo 5 dicas para um atendimento excepcional!

  1. Tenha empatia e se coloque no lugar do consumidor

Esse é um dos pontos principais e com mais relevância quando se trata de como melhorar o atendimento ao cliente. Isso porque, pode parecer algo clichê, porém existem muitas pessoas que se esquecem desse ponto e não ficam tão atentos quanto a se colocar no lugar de quem está sendo atendido.

  1. Aumente a qualificação da sua equipe

Ao seguir esse passo, você terá mais firmeza em seus atendimentos, principalmente se manter a sua equipe sempre atualizada e com as habilidades de comunicação, negociação e relacionamento bem centradas.

Ao assumir a posição de vendedor, o funcionário precisa estar preparado para todos os obstáculos e adversidades que possam vir até ele. E por isso, proporcionar treinamentos e capacitações é fundamental para que os resultados desejados sejam atingidos. Além disso, eles precisam saber o máximo de informações possível sobre a empresa para serem referências no assunto.

  1. Considere a necessidade do cliente

Para que você tenha um atendimento personalizado é muito importante saber o que acontece com seu cliente e considerar todas as suas necessidades. Isso porque, para evitar possíveis problemas, é preciso ouvir cada consumidor com atenção e indicar qual o produto adequado de acordo com o que ele precisa. E esse entendimento é conhecido como venda consultiva, que enxerga o cliente de forma personalizada.

  1. Tenha foco no pós-venda

Outro tópico é o pós-venda. Isso porque, o relacionamento com o cliente não deve acabar quando vocês fecham um negócio ou quando a compra é realizada. Por isso é fundamental prestar atenção nesse passo e entender como ele funciona para a sua empresa.

Esse é um momento delicado que acontece quando os consumidores avaliam a atenção que a empresa tem após o processo de compra. Dessa forma, faça um esforço e prolongue essa relação com a fidelização de clientes e fazendo questionários para entender o que precisa ser feito para melhorar o produto ou atendimento e se mostrar à disposição. É mais barato e fácil manter os seus clientes do que procurar por novos.

  1. Mantenha os dados dos seus clientes organizados

E por fim, para personalizar ainda mais o seu atendimento ao cliente, vale usar um sistema de gestão empresarial para armazenamento dos dados. Usar um CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, é ótimo, e isso acontece porque ele é voltado especialmente para o relacionamento com o cliente.

É através do CRM que você tem um banco de dados totalmente online para armazenar os dados pessoais de cada consumidor, pagamentos realizados, histórico de compras e outras informações imprescindíveis para criar estratégias de trabalho e melhorar o processo de vendas.

O melhor é que dessa forma é possível abandonar os papéis e ter controles mais categorizados e com um atendimento mais eficaz e mostrando ao seu cliente segurança, proatividade e rapidez.

 

Fonte: blog.omie

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