Com o natal e o ano novo se aproximando, as ceias das festividades sempre tão esperadas e que antes eram muito fartas podem ser reduzidas neste ano, isso porque o valor dos produtos nos supermercados está muito mais alto e o poder de compra do brasileiro não acompanha estas elevações.
Para quem ainda não realizou a compra da ceia, não fique assustado com os valores, que são impactados diretamente pela alta da inflação que só teve aumento durante todo o ano de 2021.
Segundo pesquisa efetuada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o panetone, item coringa e clássico do natal está 25,96% mais caro, assim como a caixa de bombom que subiu 12,83% e a azeitona verde com um acréscimo de 21,91%.
Falando nas carnes típicas da data, o aumento foi generalizado e significativo. O filé mignon foi o que mais teve aumento (35,17%), seguido pelo bacalhau (12,34%) e o chester e o peru (7,27%).
Já o pernil conseguiu reduzir seus custos em 9,76% de forma geral e o lombo com osso também, diminuindo 0,53% do valor. Algumas substituições podem ajudar a reduzir o impacto da ceia, mas ainda podemos esperar um natal mais econômico em 2021.
Bebidas alcoólicas também foram impactadas
Outro fator que deve pesar muito para as famílias é o aumento nas bebidas alcoólicas, que sempre tem um consumo maior no período festivo. A cerveja, bebida alcoólica mais consumida no país, teve um aumento de 6%.
Fique de olho nestes aumentos e faça trocas inteligentes na hora de realizar as compras de natal, podendo realocar recursos para ter uma comemoração completa.
Fonte: contabeis.com