INPC: Entenda o que é e como funciona o índice que reajusta salários

Indice - Intense Consultoria

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é incluído na lista de índices que medem a inflação e o poder de compra da população diante das muitas variações de produtos e serviços disponíveis no mercado, junto com o IPCA e o IGP-M.

O que difere esses três indicadores são os recortes utilizados para a medição. No caso do INPC, que também mede as alterações para o consumidor final (assim como o IPCA), percebe seus dados pelo ponto de vista das famílias de baixa renda.

Portanto, o INPC calcula mensalmente, por meio de levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a variação de preço de um mês para o outro de determinados produtos que são consumidos por famílias que possuem renda total de 1 a 5 salários-mínimos.

Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF)

Esporadicamente o IBGE realiza a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) para verificar o que está sendo consumido pelos brasileiros, desde itens de alimentação básica como material escolar e outros bens materiais.

Com esse registro do POF, o IBGE cria a cesta de produtos e serviços das famílias, com pesos diferentes de acordo com a frequência de consumo, priorizando gastos com alimentação, moradia e locomoção, e analisa quanto da renda mensal é utilizada para sustentar essas despesas.

Assim é possível comparar mês a mês o poder de compra do cidadão, se para consumir as mesmas coisas com a mesma renda houve um gasto maior ou menor, determina se o índice INPC aumenta ou diminui. Se o poder de compra aumenta, o índice cai.

Quando e onde o INPC é usado

O INPC é utilizado para reajustar salários, aposentadoria e estipular o salário mínimo, já que reflete o poder de compra de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e tentam assim garantir a manutenção do seu padrão de vida, diminuindo o impacto dessas variações mensais sobre a renda.

 

Fonte: contabeis

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Uma das grandes vantagens de se tornar um microempreendedor individual…
Cresta Posts Box by CP