Inscrição Estadual do MEI: o que muda?

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Os Microempreendedores Individuais (MEI) do estado do Espírito Santo tiveram uma novidade neste mês de abril. Desde o dia 4, já é possível  fazer a Inscrição Estadual, caso tenham interesse.

A medida, que não é obrigatória, vai permitir que os MEIs possam emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Entre os benefícios da iniciativa está o alcance de novos mercados, impossibilitados anteriormente.

Uma vez com a NF-e, os MEIs assumem os mesmos direitos de empresários, com a possibilidade de participarem de licitações e compras públicas, a facilidade na venda de produtos para outros estados, entre outros.

“Esta é uma demanda antiga dos empreendedores, é uma conquista importante para os MEIs. Quase 100 mil empreendedores serão beneficiados com a liberação da Inscrição Estadual, e vão ganhar mais espaço no mercado. Poder emitir nota eletrônica, a partir de sua inscrição, será um divisor de águas, mais negócios com certeza”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Podem realizar a Inscrição Estadual, os MEIs que atuam no comércio, indústria ou transporte. A solicitação deve ser feita pelo site. Deve-se inserir a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do empreendedor, e esperar o sistema validar ou recusar o pedido.

O lançamento da Inscrição Estadual aconteceu no Palácio Anchieta, no começo de abril. Segundo o governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, esta é mais uma conquista dos MEIs a ser comemorada.

“Muitas vezes o MEI gera uma renda que não é visível pelos indicadores. […]Tínhamos ainda questões tecnológicas para serem resolvidas. Agora fizemos esse investimento na Secretaria da Fazenda e podemos ter mais controle e dar mais suporte aos Microempreendedores Individuais do nosso Estado”, destaca Casagrande.

Fonte: contabeis

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

MEI NÃO TERÁ MAIS NOME FANTASIA

O COORDENADOR-GERAL DE GESTÃO DE CADASTROS E BENEFÍCIOS FISCAIS – COCAD, no uso das atribuições, declara: Art. 1º A informação do atributo Nome de Fantasia

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Mudanças mercadológicas e tecnológicas, fazem com que empresas buscam manter-se…
Cresta Posts Box by CP