Ticket médio: Saiba o que é e qual a sua importância dentro das empresas

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Para quem tem um empreendimento, deve saber que é fundamental estar atento às métricas e a mensuração de resultados com indicadores de desempenho, mais conhecidos como KPIs. E entre os KPIs mais conhecidos está o ticket médio, que é muito usado para análise da saúde financeira de qualquer empresa.

E, além disso, o ticket médio é muito importante para ajudar a avaliar o perfil e as preferências de consumo dos seus clientes. Inclusive saber quais são os gastos e como criar estratégias específicas para cada público.

Para saber mais sobre o conceito e como aplicar e calcular o ticket médio em sua empresa, confira o artigo completo abaixo!

Mas, o que é ticket médio?

O ticket médio é um indicador de performance de vendas, ou seja, ele representa qual foi o valor médio gasto pelos seus clientes em pedidos de serviços ou produtos. Assim, quanto maior o ticket médio, mais as pessoas estão dispostas a gastar em seu empreendimento.

Ele é muito importante para mostrar o comportamento do cliente com a empresa, e medir satisfação e retorno. É um ótimo indicador para analisar o lucro e quanto o seu cliente está disposto a comprar mais produtos. Dessa forma, não é preciso sempre buscar novos consumidores e sim, fidelizar os que já existem.

Por que é importante analisar o ticket médio?

Essa é uma das métricas mais importantes de um empreendimento, principalmente pela grande quantidade de informações que se é conseguida para inúmeras ações, sejam elas sobre ticket médio de vendas, jornada do consumidor ou melhoria nos resultados.

Em caso de vendas de um determinado produto mais de uma vez para um cliente, é preciso entender qual foi o motivo para aplicar em outras vendas e avaliar quais são os consumidores que mais contribuem para seu faturamento.

Como é feito o cálculo?

Para começar, é preciso analisar os dados com base em um histórico de tempo, seja de forma sazonal ou mensal. Além disso, o ticket médio varia de acordo com o tamanho e mercado da empresa, precisando sempre levar em consideração todos esses pontos.

Outro ponto importante é avaliar outras informações além desse KPI. Mantenha todo o controle financeiro organizado, e assim, esse passo será muito mais fácil de ser seguido.

E se você está se perguntando como calcular o ticket médio, saiba que é preciso ter o volume de vendas realizadas dentro de um período dividido por um número de clientes que fizeram as compras. Dessa forma:

Ticket médio = valor total das vendas / número de clientes que compraram

Dicas para aumentar o ticket médio

E para finalizar a análise, existem algumas boas práticas para você observar e colocar em prática para saber como aumentar seu ticket médio e melhorar ainda mais as vendas. Confira abaixo as dicas:

Aumente a gama de produtos

Esse é um dos pontos que mais podem aumentar o seu ticket médio, afinal, quanto mais produtos e serviços você oferece, maior é a chance de o cliente comprar mais em sua empresa.

Dessa forma, observe a jornada de compra do seu cliente e entenda quais são as suas preferências. Além disso, vale fazer enquetes nas redes sociais para entender o que ele sente falta em sua loja e o que gostaria que você oferecesse.

Disponibilize frete grátis

Esse é um dos benefícios mais atrativos para os consumidores, principalmente se a sua loja é apenas e-commerce e não tem opção física. Além de trazer atenção do público, faz com que ele consiga comprar mais produtos e assim, o ticket médio aumenta.

E quando essa vantagem está atrelada a um valor específico, o cliente compra ainda mais para obter a vantagem. Exemplo: “compre R$200 reais e ganhe frete grátis”. Por isso, conheça os valores cobrados para o transporte para negociação, os materiais e as embalagens.

E agora que você já sabe o que é ticket médio, que tal usar um software de gestão ERP para a sua empresa? Ele pode otimizar e automatizar processos, facilitar o seu dia a dia e deixar a sua empresa muito mais organizada financeiramente.

 

Fonte: blog.omie

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